Prefeitura de Duque de Caxias participa de reunião do Subcomitê Oeste de Bacia Hidrográfica

Representantes da Prefeitura de Duque de Caxias, Magé e de Mesquita, Organizações Não Governamentais (ONG) e da iniciativa privada estiveram reunidos, no auditório da Firjan, no Centro, para debater as questões do Subcomitê da Região Hidrográfica para a Baía de Guanabara – trecho Oeste.

A Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Lauricy Fátima, destacou a importância da participação da cidade nessa reunião, onde estão presentes as três esferas da sociedade. “Esta proximidade nos possibilita realizar um trabalho voltado para todos e ajuda no crescimento da política ambiental do município”, disse.





Na reunião, foram debatidos os planos de Bacia, o edital para projetos de Educação Ambiental, o relatório do Grupo de Trabalho do PAC, gerenciamento costeiro, os Planos Municipais de Gerenciamento, o calendário das reuniões. Em pauta, também, foi definido que Duque de Caxias será um dos primeiro municípios a ter seus rios – Inhomirim, Saracuruna e Colombé – estudados. Além disso, ficou decidido que a cidade será sede do subcomitê oeste, faltando apenas a assinatura do Instituto Estadual de Ambiente (INEA).

O Subcomitê da Bacia Oeste, que compreende a área que se inicia na bacia hidrográfica do rio Saracuruna/Inhomirim até a bacia do Rio Carioca, recebe diversos recursos estaduais e federais usados para programas de despoluição, educação e de projetos ambientais. Fazem parte dessa região hidrográfica a cidade de Duque de Caxias, cidade de Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Petrópolis, Nova Iguaçu, Magé, e Rio de Janeiro.

Fonte: Diário democratico





Deixe seu comentário