Secretário de Meio Ambiente de Caxias fala do fechamento do aterro

O fechamento antecipado do aterro sanitário da Comlurb no bairro Jardim Gramacho e o agravamento da situação da coleta de lixo na Baixada Fluminense foram alguns dos assuntos debatidos pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Samuel Maia, com membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (AISP 15). A reunião, realizada quinta-feira, 30 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença de autoridades da área de segurança pública, do poder público municipal, da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias.

Questionado pelos participantes, Samuel Maia lembrou que o aterro sanitário da Comlurb foi criado durante o regime militar pela extinta FUNDREM (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana) e durante 34 anos recebeu lixo da cidade do Rio de Janeiro e de municípios da Baixada.





”Por causa da Rio +20, realizada em junho na capital, a Comlurb antecipou em seis meses o fechamento do lixão. Com isso, Duque de Caxias e outras cidades da região tiveram que mudar a sua logística, gerando grande transtornos. Hoje, o lixo da cidade é levado para o CTR – Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica -, com despesas pagas pela Comlurb, já que o município nunca recebeu nada por isso”, disse Samuel Maia.

“A antecipação da abertura do CTR de Seropédica também gerou problemas ambientais. Funcionando ha 16 meses, o local não dispõe de estação para tratamento de chorume. Para evitar contaminação do lençol freático, a Comlurb está levando o líquido para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Icaraí, cidade de Niterói, distante 150 quilômetros, gerando gastos de R$ 260 mil por mês”, disse Samuel Maia.

“Por causa dessa situação crítica, a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, notificou a empresa que opera o aterro de Seropédica, que terá 60 dias para construir a estação de tratamento de chorume”, ressaltou o secretário Samuel Maia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias





Deixe seu comentário