Plano Municipal de Redução de Riscos de Duque de Caxias deve ficar pronto em março de 2013

Até março do ano que vem deve ficar pronto o Plano Municipal de Redução de Riscos de Duque de Caxias, elaborado pela empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais. Com o estudo, será possível identificar áreas problemáticas, em caso de enchentes e deslizamentos, e buscar soluções.

O documento é composto por informações do Serviço de Geologia do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM) e da Defesa Civil da cidade. De acordo com o diretor de Defesa Civil do município, Luís Claudio Menezes, além disso, a cidade já conta com Plano de Contingência.





— O Plano de Redução de riscos mostra os pontos críticos e as ações necessárias. O de contigência, por outro lado, estabelece as responsabilidades e atuações de cada um dos órgãos, caso haja algum desastre em função das chuvas — destaca Luís Claudio Menezes.

Ainda segundo ele, já foram identificadas 98 áreas de risco que podem atingir 680 imóveis, afetando diretamente 2.680 pessoas. Com a iniciativa, estão sendo preparadas intervenções e ações para impedir e minimizar a ocupação em morros, junto a barreiras e às margens de rios e canais.

O documento prevê a instalação de sistemas de monitoramento de regiões com problemas de enchentes.

Fonte: Jornal Extra





Deixe seu comentário