Taekwondo oferecido na igreja no Jardim Primavera, em Caxias, muda a vida de meninos e meninas

Um projeto, que começou em março deste ano, já está mudando a realidade de meninos e meninas de Jardim Primavera, em Duque de Caxias. Aliás, o que também muda rapidinho por lá é o cenário. Como formiguinhas, cerca de 100 crianças ajudam a retirar as cadeiras do salão. O tatame começa a ser montado e, em menos de 20 minutos, o salão da igreja Assembléia de Deus da Conquista se transforma em uma academia de Taekwondo.

O policial civil Leonardo Dimas dá aulas de taekwondo há 20 anos, mas seu sonho era se dedicar às crianças carentes:

— Sou membro da igreja. Falei com o pastor Mauro Alexandre sobre isso e, assim que nós conseguimos esse espaço, começamos a cadastrar as crianças. A igreja foi inaugurada no início de março e, no dia 21 do mesmo mês, estava dando minha primeira aula. Aqui eles têm o melhor: equipamentos de proteção, lanche, e o tatame é oficial, o mesmo usado nos campeonatos — destaca.

Em agosto, 28 dos 100 atletas participaram de uma competição na Associação do Banco do Brasil, na Lagoa, e voltaram com 22 medalhas: sete de ouro e o restante de prata.

Melhor rendimento escolar





Renan Pierre Martins, de 9 anos, ganhou medalha de ouro. Seu tio, Amauri Carvalho, conta que o menino passou por uma transformação no tatame:

— Além de mais calmo e obediente, ele melhorou as notas na escola — conta.

Renan se vangloria:

— Agora só tiro de sete pra cima.

Segundo Mauro Alexandre, pastor da Igreja, a ideia é tentar dar às crianças um futuro melhor:

— Nós fizemos um levantamento e descobrimos que noventa por cento das crianças do bairro tinham baixo desempenho escolar. Como o projeto elas voltaram a se dedicar aos estudos e a sonhar. Essa é a nossa maior conquista.

Treinos em busca do ouro olímpico

As amigas Ísis Melo, de 11 anos e Alessandra Metz, de 12, ganharam respectivamente ouro e prata no primeiro campeonato de suas vidas. Agora o desafio é ainda maior, ambas sonham com medalhas das Olimpíadas de 2016.

— A gente nem pensava em lutar taekwondo. Agora, com as medalhas nas mãos, a esperança aumentou — revela Alessandra.

No domingo, a equipe disputou a 2ª Copa de Taekwondo de Nova Iguaçu e levou para casa 34 medalhas de ouro e a primeira colocação como equipe.

Fonte: Jornal Extra





Deixe seu comentário