Prefeitura de Duque de Caxias debate abastecimento de água nas escolas

A questão do abastecimento de água nas escolas da rede municipal de ensino de Duque de Caxias reuniu no Museu Ciência e Vida, no Centro, diretores de várias unidades, , para uma reunião com os secretários municipais Luiz Edmundo da Costa Leite (Planejamento, urbanismo e habitação), representando o prefeito Alexandre Cardoso, Marluce Gomes (Educação), o subsecretário de Obras Omar Kichmeyer de Lima e Marcelo Novais, representando a Cedae.

O encontro teve como objetivo buscar soluções para que as escolas públicas tenha regularizado o fornecimento.

Segundo a secretária de Educação de Duque de Caxias, Marluce Gomes, o problema no fornecimento de água às escolas da cidade de Duque de Caxias é antigo. “Sempre enfrentamos esta questão. Muitas vezes chegava à escola e procurar o aviso com o horário de funcionamento da unidade, por causa da falta de água. O prefeito Alexandre Cardoso tem mantido contato com a Cedae buscando uma solução para o abastecimento”, destacou.





O secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Edmundo da Costa Leite, lembrou que um terço da cidade não tem água encanada. “Ter água nas residências é prioritário em qualquer cidade. Sabemos que a Cedae tem uma história nesta questão com o município. Sabemos que a rede de encanamento é antiga, mas não vejo motivo para não encontrarmos uma solução para este problema”, disse.

Durante a reunião os diretores questionaram os representantes da concessionária sobre a falta de água não só nas unidades escolares como em toda cidade, lembrando que algumas regiões não recebiam água há quase uma década.  Marcelo Novais, representante da companhia, explicou que a empresa tem se empenhado na melhoria do serviço. “Em relação às escolas estamos fazendo um levantamento em cada uma para podermos realizar ações que possam atender suas necessidades.

A secretaria de Educação está nos fornecendo um detalhamento de cada uma das escolas, como número de alunos, professores, consumo, horário de funcionamento. Isto vem nos ajudando a buscar meios de melhorar o fornecimento. Como temos que analisar individualmente, isto exige tempo. No primeiro distrito o trabalho está praticamente concluído. Logo, até o final de abril creio que os resultados irão aparecer”, finalizou.

Fonte: Diário democratico





Deixe seu comentário