Prefeito de Duque de Caxias anuncia novidades para vítimas do temporal

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, esteve na manhã do último dia 14/4, no condomínio Bolsano, no bairro Parque Nossa Senhora do Carmo, acompanhando um grupo de moradores de Xerém que perderam suas residências no temporal de janeiro.

Durante a visita, que contou com a presença do vice- governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito anunciou que até maio os imóveis na cidade de Duque de Caxias estarão liberados para aqueles que já apresentaram a documentação exigida pela Caixa Econômica Federal (CEF).  Acenou ainda, com a possibilidade de o governo federal ceder entre 15 a 20 unidades para atender outros moradores do quarto distrito que perderam seus imóveis durante a tromba d’água do início do ano. Estiveram presentes à visita, os secretários municipais Tatyane Lima (Ações Institucionais e Comunicação); Cláudia Peixoto (Assistência Social e Direitos Humanos); Lauricy de Jesus (Meio Ambiente); Luiz Edmundo da Costa Leite (Planejamento, Urbanismo e Habitação); tenente- coronel Marcello Silva da Costa (Defesa Civil); o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, o deputado estadual Dica e o deputado federal Áureo.

“Conseguimos em menos de 60 dias liberar o pagamento do aluguel social para aquelas pessoas que perderam suas residências no quarto distrito no temporal de janeiro. É um prazo recorde. Articulamos com o governo a disponibilidade de 100 unidades do programa Minha casa, minha vida para quem perdeu tudo. É um outro recorde que a Prefeitura obteve para minorar o sofrimento daqueles que ficaram sem nada após a tromba d’água. A Caixa Econômica Federal já está avaliando a documentação das pessoas que quiseram o imóvel no condomínio Bolsano. Estou vendo com o governo federal a possibilidade de ampliar de 100 para cerca de 150 o número de apartamentos, garantindo a mais pessoa à chance de ter sua casa novamente”, disse Alexandre Cardoso.

O condomínio localizado na estrada do Calundu, no bairro Parque Nossa Senhora do Carmo, conta com apartamentos de dois quartos, sala, banheiro e cozinha, além de oferecer aos futuros moradores campo de futebol e área de lazer e é destinado para quem tenha renda até três salários mínimos.  A Prefeitura de Duque de Caxias disponibilizará vagas nas escolas e creches da região para os moradores de Xerém que optarem pelo imóvel.  No encontro divulgou que a prefeitura dará uma ajuda no valor de R$ 500 na mudança dos moradores do quarto distrito para o condomínio.





“A verba para auxiliar na mudança já esta garantida. Acredito que ajudará muito as famílias que optarem por morar no condomínio. Afinal, elas ainda estão se recuperando da tragédia de janeiro. Tenho conversado com o governador Sérgio Cabral e com o vice- governador Luiz Fernando Pezão, que tem sido nosso grande parceiro nesta luta para auxiliar as pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas pelo temporal”, afirmou o prefeito de Duque de Caxias.

Obras aluguel social
No encontro, o prefeito de Caxias  explicou sobre como encontrou as finanças do município, as condições de abandono da cidade e o que está preparando para o quarto distrito.   Entre as ações estão a construção de uma nova ponte ligando Xerém à localidade do Café Torrado, que conta atualmente com uma ponte provisória construída em menos de 10 dias e a recuperação da beira do rio, que receberá um projeto urbanístico.  Revelou que vem lutando para a construção de um condomínio em Xerém. No entanto, ainda não há nada definido, até porque o conjunto residencial só estaria pronto em 2015.

Alexandre Cardoso informou que tem negociado com o governo federal o prolongamento do pagamento do aluguel social. Entretanto, nada está acertado até agora. “Um conjunto deste porte leva, em média, dois anos para ser construído. Temos conversado sobre esta possibilidade, mas nada está definido. Também estou negociando com o governo federal a chance de prorrogar o pagamento do aluguel social. Pelas regras, inquilinos recebem dois meses o benefício e proprietários têm direito de até seis meses. Vamos ver se é possível”, revelou.

Asfaltamento de vias importantes como a Avenida Lauro Sodré e Avenida Gomes Freire, desobstrução de rios e canais foram algumas das obras que o prefeito de Caxias anunciou na visita ao conjunto Bolsano.

O vice- governador destacou o trabalho que Alexandre Cardoso vem fazendo em Duque de Caxias, e a parceria que o município tem com o governo estadual. “Alexandre Cardoso vem se empenhando para melhorar a cidade. Duque de Caxias é uma cidade grande e possui um grande potencial de crescimento e sei que ele será capaz de mudá-la”, explicou.

Caminhada

Depois de conhecer uma das unidades do condomínio Boslano, o prefeito Alexandre Cardoso e o vice- governador percorreram alguns pontos da cidade. A primeira parada foi no Gramacho, onde Pezão pode ver as obras da Avenida Presidente Kennedy.  Em seguida forma até a feira do centro do município. Ali, além de uma parada para o tradicional caldo de cana e pastel, conversaram com feirantes e frequentadores da feira.

Fonte: Diário democrático





Deixe seu comentário