Guarda Mirim Ambiental inicia oitava turma na Taquara em Caxias

Nesta quarta-feira, 19 de setembro, a oitava turma do curso de Guarda Ambiental Mirim, promovido desde 2009 no Parque Municipal Natural da Taquara. São 240 alunos, entre estudantes da rede pública e moradores do terceiro distrito do município, que têm aulas de segunda a quinta-feira, uma turma pela manhã e outra a tarde. O secretário Samuel Maia participou da aula inaugural da parte da tarde, desejando boa sorte aos novos agentes ambientais.

Durante o curso, que tem duração de três meses, eles aprendem sobre educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica e escotismo, além de geografia e história da região onde estão localizados os parques da Taquara e de Equitativa. Os alunos também participam de passeios e assistem a vídeos educativos. O projeto tem parcerias com a empresa Brasken, o Sindicato das Empresas de Transportes (Setransduc) e a Secretaria Municipal de Educação.





O projeto Guarda Ambiental Mirim já beneficiou mais de 1.900 crianças, jovens de 7 a 14 anos que, com o aprendizado, tornam-se agentes multiplicadores em suas comunidades. Entre os futuros agentes, Rebeca Farias, de 11 anos, era uma das mais animadas. Para sua mãe Noélia Souza Farias, moradora do Parque Paulista, Rebeca vai aprender muito coisa boa. Segundo ela, a filha sempre gostou de natureza e de animais. “Tenho certeza que minha filha vai levar o curso a sério. Tudo que aprender ela levará para nossa comunidade”, disse Noélia, que também levou a aula inaugural o filho menor, João Henrique, de 4 anos. “Se puder, vou acompanhar as aulas para aprender também”, frisou a mãe coruja.

Dessa fase participam do projeto alunos das escolas municipais Henfil, Gama Borges, Almirante Tamandaré, Montese, Brasília, Ely Combat, Manoel Reis, Maria Anger, Marilândia, Albert Sabin, Mário Covas e Pedro Rodrigues.

Fonte: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias





Deixe seu comentário