Duque de Caxias: Produto vencido em supermercados do Rio valerá outro de graça

Os moradores do Estado do Rio de Janeiro já podem comemorar. A partir do dia 15 de agosto, qualquer consumidor que encontrar um produto nas prateleiras dos supermercados com o prazo de validade vencido poderá trocar o produto por outro igual ou outro item semelhante sem pagar nada por isso.

A iniciativa, denominada ‘De olho na verdade’, partiu da Defensoria do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Núcleo de Defesa do Consumidor, o Procon e a Associação de Supermercados do Rio. Para o presidente da Asserj, Aylton Fornari, o objetivo do projeto é tornar os cidadãos verdadeiros fiscais da qualidade. “O que nos queremos é que o consumidor perceba, se acostume a olhar a validade dos produtos”, diz.

A ideia já havia sido adotada desde outubro do ano passado na cidade de São Paulo. O processo é bem simples: os consumidores que estiverem fazendo compras e por acaso achar qualquer tipo de produto fora da validade deve se dirigir ao caixa com o produto e procurar o gerente, ou responsável pela loja, solicitando a troca sem custo algum para o cliente.





Segundo o presidente do Procon RJ, José Bonifácio Novellino, mesmo não sendo uma lei os supermercados deverão realizar a troca dos produtos sem burocracia.

“Os supermercados a princípio vão fazer a troca, esse é o compromisso. Se por acaso o gerente, caixa ou funcionário se recusar a fazer a troca, o consumidor deve imediatamente ligar para o telefone 151, do Procon, para fazer a denuncia com a nota fiscal e o endereço do supermercado”, explicou Novellino.

O acordo vale para todo o Estado do Rio e também para qualquer tipo de supermercado – pequeno, médio ou de grande porte. E para os consumidores não ficarem perdidos com a nova decisão, banners e folhetos explicativos serão disponibilizados nos estabelecimentos com as normas e procedimentos para orientar as pessoas.

Fonte: G1





Deixe seu comentário