Duque de Caxias produzirá 20 mil mudas através do projeto Fábrica de Florestas

Uma parceria inédita entre a prefeitura de Duque de Caxias, a indústria  Brasken e o projeto Instituto Fábrica de Florestas,  deverá gerar, até o fim do ano, um lote de 20 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica  para serem replantadas em áreas do  município.

O contrato foi assinado nesta terça-feira (10/9) no Parque Municipal da Taquara, local selecionado também para a instalação do viveiro.  A solenidade reuniu o vice-prefeito Laury Villar, o gerente de Relações Institucionais da Brasken, Flávio Chantre, o diretor do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama, os secretários municipais Luiz Fernando Couto (Governo), Lauricy Silva ( Meio Ambiente) , Ezequiel Lourenço (Emprego e Renda) entre outras autoridades.

Representando o prefeito Alexandre Cardoso, Laury Villar destacou a importância da questão ambiental para a atual administração,  onde projetos como este podem auxiliar a solucionar os problemas do município. “O governo do prefeito Alexandre Cardoso está empenhado na questão da sustentabilidade. Tragédias como as enchentes que ocorreram em Xerém e no bairro Parque Paulista poderiam ser evitadas se houvessem investimentos na área ambiental. Este projeto tem apoio irrestrito da prefeitura. Queremos construir uma nova Duque de Caxias
a cada dia e a cada momento fazer uma cidade melhor para todos”, afirmou.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Lauricy Silva , tratar de sustentabilidade e preservação ambiental é fundamental para garantir o desenvolvimento da região. “Todos nós nos apaixonamos pelo projeto. O Fábrica de Florestas é um berçário de vida. Esta parceria só nos fazem acreditar em uma Duque de Caxias mais limpa, sustentável e comprometida com a vida”, destacou.





Multiplicadores Ambientais

Com um investimento de R$ 240 mil, o Parque Municipal da Taquara foi o local selecionado para a instalação do viveiro, que também funcionará como uma sala de aula para os estudantes da região e visitantes. O projeto também prevê a capacitação de 240 alunos da rede municipal de ensino para se tornarem Multiplicadores Ambientais, agentes de conscientização sobre a importância da proteção e recuperação de áreas degradadas.

Para o diretor do Instituto Fábrica de Florestas (IFF), Álvaro Oyama, a implantação do projeto Instituto Fábrica de Florestas em Duque de Caxias é a realização de um sonho. “O cerne do projeto está na sensibilidade da comunidade que é extremamente importante. Contamos com o apoio de todos. Estamos muito felizes por começar este projeto no Rio”, declarou .

Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Brasken defende que também é responsabilidade da iniciativa privada pensar e agir em benefício do desenvolvimento do município  onde  está sediada. “Queremos agradecer a parceria com o prefeito Alexandre Cardoso. Esperamos que este projeto tenha muito sucesso, gere frutos e que outras empresas abracem a causa ambiental  ”, concluiu.

Também estiveram presentes o subsecretário de Articulações, Abdul Haikal, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Hugo Barbosa Amorim e vereadores.





Deixe seu comentário